@ Supremo Conselho de Portugal, 2004 - 2019

À Glória do Grande Arquiteto do Universo

Deus meumque Juz

Rito Escocês Antigo e Aceite

Ordo AB Chao

Supremo Conselho de Portugal

Liberdade - Igualdade - Fraternidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Maçonaria é uma ordem iniciática, tradicional e universal, baseada na fraternidade. Ela constitui uma aliança de homens de boa moral, de todas as origens, nacionalidades, cultura e crenças.


Os Maçons reúnem-se em Lojas – ou Ateliês - onde se reúnem periódica e ritualmente.


O mais importante rito do mundo é o Rito Escocês Antigo e Aceite.


O Rito Escocês Antigo e Aceite contêm 33 graus. Os três primeiros são administrados pelas Grandes Lojas. Os restantes 30 graus (do 4º ao 33º Grau) são administrados pelo "Supremo Conselho do 33º e último grau do Rito Escocês Antigo e Aceite."


Todos os Supremos Conselhos regularmente constituídos no mundo trabalham "para a Glória do Grande Arquiteto do Universo." A sua divisa é “DEUS MEUMQUE JUS”.


Estas instituições são definidas pelos textos fundadores, pelas Constituições de Bordéus de 1762, pela Grande Constituição de Berlim de 1786 e revista no Convento Internacional do Supremos Conselhos reunidos em Lausana em 1875.


Cada Supremo Conselho tem a sua soberania plena no seu território, uma soberania plena e com total independência.


Os Supremos Conselhos não interferem na legislação e administração das Grandes Lojas. Os Supremos Conselhos governam exclusivamente as oficinas do 4º ao 33º grau.


O Supremo Conselho de Portugal foi estabelecido em Lisboa, Portugal, no dia 04 de setembro de 2004. É o Guardião e Conservador do Rito Escocês Antigo e Aceite.


É a autoridade soberana final sobre todo o território da República Portuguesa.


Os irmãos são membros da Grande Loja Nacional Portuguesa - Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal, da Grande Loja Unida de Portugal (2009) e de uma outra ou mais Obediências, desde que venham a requerer e a estabelecer uma Aliança.


A especificidade do Rito Escocês Antigo e Aceite é uma via iniciática baseada no respeito pela tradição, com uma condução lenta e progressiva e que leva à realização espiritual em total liberdade de consciência.


Os maçons do Supremo Conselho de Portugal são cidadãos informados. Cada um deles trabalha à sua medida para a melhoria da condição humana e na propagação dos valores e legado das virtudes da tradição.